Perguntas frequentes

O período da promoção é de 02/05/2023 a 11/01/2024, sendo a participação na promoção válida para as inscrições realizadas a partir das 00h00 do dia 02/05/2023 até às 23h59 do dia 31/12/2023.

Para participar, os clientes Cemig devem acessar o site www.cemig.com.br/2anossemconta e fazer o cadastro na promoção a partir das 00h00 do dia 02/05/2023 até as 23h59 do dia a 31/12/2023.

Após o cadastro pessoal efetuado, o cliente terá direito a receber o(s) número(s) da sorte de acordo com as regras abaixo:

- Cadastrar os dados da conta de luz paga usando o QRCode do PIX Cemig, cuja transação de pagamento foi realizada após 00h00 do dia 02/05/2023, dará direito a 1 (um) número da sorte, para cada conta paga;
- Cadastrar os dados da conta de luz paga em débito automático, cuja transação de pagamento foi realizada após 00h00 do dia 02/05/2023, dará direito a 1 (um) número da sorte, para cada conta paga;
- Cadastrar-se ou já ser cadastrado para recebimento da conta de luz por e-mail, dará direito a 1 (um) número da sorte para concorrer em todo o período da promoção.
- Cadastrar-se para receber a conta de luz apenas com QRCode do PIX impresso na mesma para pagamento, ou seja, sem código de barras, dará direito a 1 (um) número da sorte para concorrer em todo o período da promoção;
- Acessar o aplicativo Cemig Atende e atualizar os meios de contato do titular da conta de luz paga durante o período da promoção, dará direito a 1 (um) número da sorte para concorrer em todo o período da promoção.

Para efetivar a participação, o cliente deve acessar o site www.cemig.com.br/2anossemconta no período compreendido entre 00h00 do dia 02/05/2023 até as 23h59 do dia a 31/12/2023, e realizar um cadastro pessoal onde deverá informar, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome completo do titular da conta; CPF, CNPJ ou RANI; número do cliente; telefone celular do titular da conta e e-mail do titular da conta.

Em seguida, o cliente deverá gerar seus números da sorte conforme ações que houver realizado:

- Se realizou o pagamento da conta de luz por PIX ou débito automático, o cliente deverá clicar nesta opção da página “gerar números da sorte” e informar o número da instalação e a que mês se refere a fatura paga.

- Se já aderiu ao recebimento da conta de luz somente por e-mail, ou deseja aderir, o cliente deverá clicar nesta opção da página “gerar números da sorte” e informar o número de instalação e o e-mail para recebimento.

- Se baixou e atualizou seus dados de contato no aplicativo Cemig Atende, o cliente deverá clicar nesta opção da página “gerar números da sorte” e marcar a caixa “baixei o aplicativo Cemig Atende e atualizei meus dados de contato no mesmo para ganhar um número da sorte.”

- Se autorizou o recebimento da conta de luz apenas com QR code PIX, o cliente deverá clicar nesta opção da página “gerar números da sorte”, informar o número de instalação e clicar na caixa “Autorizo o recebimento da conta Cemig APENAS com QR Code PIX. A Cemig poderá emitir futuramente as contas sem código de barras.”

Será permitida a participação de mais de um número de instalação e número de fatura por CPF/CNPJ ou Rani cadastrado. Para tanto, o cliente deverá fazer o cadastro pessoal com seus dados e poderá participar com todos os números de instalação e de fatura que ele tiver no seu nome (com o mesmo número do cliente) e que se enquadrem nos critérios da promoção.

Ao cumprir as regras do Regulamento e cadastrar suas ações no hotsite, o cliente participante receberá o número da sorte referente à ação registrada. Quanto mais participar, mais chances de ganhar o cliente terá.

Importante: o cliente participante deverá estar com a conta Cemig cadastrada em seu nome. Locatários deverão, previamente, alterar a titularidade da conta para participar da promoção.

Esta Promoção é válida no estado de Minas Gerais, sendo permitida a participação de todos os consumidores atendidos em baixa tensão (Grupo B) que preencherem as condições de participação estabelecidas neste regulamento, sendo pessoa física (titular da conta) maiores de 18 (dezoito) anos residentes e domiciliados no estado de Minas Gerais ou consumidores pessoa jurídica (titular da conta), exceto administração pública direta ou indireta.

O cliente participante titular da conta de luz deverá estar adimplente junto a Cemig na data do sorteio para devida contemplação na promoção, caso contrário o número da sorte concedido será desclassificado. Entende-se por adimplente, o consumidor que não tiver nenhuma conta junto a Cemig em aberto e vencida no dia do sorteio.

Não poderão participar da promoção menores de idade, funcionários da Empresa Promotora, bem como das agências envolvidas diretamente, os Diretores e Acionistas da Cemig ou de suas concessionárias. Também não poderão participar clientes Pessoa Jurídica que não sejam atendidos no nível de tensão de 220V (Grupo B), consumidores que realizarem a criação de cadastro em nome de terceira pessoa ou utilizarem conta de energia Cemig em nome de outras pessoas, clientes que não estejam adimplentes na data do sorteio e em caso de suspeita de fraude, cuja responsabilidade tenha sido imputada ao cliente, nos 12 meses anteriores ao sorteio.

O cliente que possuir contas de luz vencidas e não pagas, ou débitos de qualquer natureza junto à Cemig no dia do sorteio, fica impedido de receber a premiação caso seja contemplado. No entanto, caso quite suas dívidas com a Cemig até a data do sorteio, ele poderá participar normalmente – ganhando, inclusive, números da sorte para as faturas antigas que forem pagas no período da promoção e registradas no hotsite.

Após realizar uma das ações da promoção (ver item 2), o cliente deve registrar essa ação aqui no hotsite (ver item 3). Para cada ação cadastrada, será gerado um número da sorte para concorrer no respectivo sorteio, a ser realizado de acordo com a extração da Loteria Federal, nos termos do regulamento.

O site da promoção está otimizado para utilização em navegadores modernos. Se está tendo dificuldade no preenchimento de seu cadastro pessoal ou no cadastro de produtos, sugerimos que utilize um desses navegadores ou atualize a versão que está instalada em seu computador, notebook, celular ou tablet (veja exemplos abaixo).

Computadores e notebooks: recomendamos utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, pois tem uma forma de atualização automática. Mas, se for utilizar o Safari ou o Explorer, sempre se certifique de ter a versão mais atual. Para o Explorer, você deve utilizar a partir da versão 11.

Tablets e celulares - para Android e iOS: recomendamos utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, pois têm uma forma de atualização automática. Mas, se for utilizar o Safari ou o Explorer, sempre se certifique de ter a versão mais atual. Para o Explorer, você deve utilizar a partir da versão 11.

No site da promoção www.cemig.com.br/2anossemconta, com seu cadastro já realizado, clique em ENTRAR, acesse com seu CPF, CNPJ ou RANI e SENHA e selecione a opção MEUS NÚMEROS DA SORTE no menu.

Serão 64 sorteios (com 4 ganhadores a cada 15 dias) de R$5.000 (cinco mil reais) em créditos na Cemig via desconto na conta de luz referente a uma única instalação que cumpra os requisitos do regulamento e seja de titularidade do vencedor contemplado no sorteio. O crédito deverá ser consumido em até 24 meses.

Os sorteios serão realizados pela extração da Loteria Federal nos dias: 24/05/2023, 10/06/2023, 24/06/2023, 12/07/2023, 26/07/2023, 16/08/2023, 26/08/2023, 13/09/2023, 27/09/2023, 14/10/2023, 25/10/2023, 11/11/2023, 25/11/2023, 13/12/2023, 20/12/2023, 10/01/2024.

Conforme descrito em regulamento, não será permitido ao contemplado trocar seu prêmio por nenhum outro, tampouco distribuí-lo ou convertê-lo, total ou parcialmente, em dinheiro, de acordo com o Art. 15, § 5°, do Decreto n° 70.951/72.

O resultado da promoção será divulgado em até 10 dias úteis após a data da apuração no hotsite da promoção: www.cemig.com.br/2anossemconta. O contemplado será comunicado no prazo de até 15 dias úteis pela empresa promotora através de telefonema, e-mail ou outros meios de contato disponíveis no cadastro realizado pelo contemplado.

O participante contemplado deverá apresentar e entregar, no ato do recebimento do prêmio, cópia do seu RG, CPF e conta de luz Cemig.

O prêmio é pessoal e intransferível e será entregue livre de ônus ao contemplado no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da extração de acordo com o artigo 5º do Decreto 70.951/72, mediante assinatura do Termo de Quitação e Recibo de Entrega do Prêmio.

Caso o titular da conta contrato contemplada não possa receber/retirar o prêmio a que tem direito, o mesmo poderá nomear outra pessoa para receber/retirá-lo mediante a apresentação de procuração com estes poderes registrado em cartório.

Será desclassificada automaticamente, no ato da validação do resultado da Loteria Federal, o participante que:

- Preencher o cadastro incompleto; ou

- Preencher o cadastro em nome de outra pessoa que não seja o titular da conta; ou

- O número da sorte sorteado não seja proveniente de pagamento por meio de QRCode PIX ou débito automático; ou de cadastro para recebimento da conta de luz por e-mail; ou de atualização dos meios de contato no aplicativo Cemig Atende, ou de cadastro para receber a conta de luz apenas com QRCode do PIX impresso na mesma para pagamento, ou seja, sem código de barras; ou

- Tenha realizado transação fora do período de 00h00 do dia 02/05/2023 até às 23h59 do dia 31/12/2023; ou

- Estiver com algum débito junto à Cemig ou conta de consumo da Cemig inadimplente ou com o pagamento da conta vencida não efetuado até o dia anterior à data da apuração; ou

- Desativar a operação descrita no inciso III do item 6.2 deste regulamento, que gerou o número da sorte sorteado; ou

- Desativar a operação descrita no inciso IV do item 6.2 deste regulamento, que gerou o número da sorte sorteado; ou

- Estar incluídos na lista daqueles que se encontram proibidos de participar desta Promoção, em razão da existência de algum vínculo com a empresa promotora, nos termos descritos no item 12.3 do regulamento, ou

- Possuírem consumo não registrado de energia ou fraude, cuja responsabilidade tenha sido imputada ao cliente, nos 12 (doze) meses anteriores ao sorteio; ou

- Não possuir contrato ativo com a Cemig.

Os participantes poderão ser excluídos automaticamente da promoção em caso de suspeita de fraude, de não preenchimento dos requisitos previamente determinados e/ou em decorrência da prestação de informações incorretas ou equivocadas, de acordo com as regras do regulamento da promoção.

Não, o cliente que optar por receber a conta por e-mail a receberá somente desta forma.

Ao autorizar o recebimento da sua conta de luz apenas com QR code do PIX, você autoriza que a Cemig emita futuramente as contas sem código de barras. Assim, a única forma de realizar o pagamento das suas faturas será pelo PIX.

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos por meio do QR Code.

É um meio de pagamento, assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o PIX permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizado em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e a qualquer hora.

O acesso ao PIX ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento.

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua conta em bancos tradicionais ou instituições de pagamento.

Sim. Ao concluir uma transação via PIX, um comprovante é gerado para o pagador. O comprovante deverá conter, no mínimo, o número da ID/Transação, o valor, a data/hora, a descrição da transação e as informações do destinatário (quem receberá o PIX) e do pagador.

Não necessariamente. Você precisará possuir uma conta em um prestador de serviços de pagamento (instituição financeira ou instituição de pagamento) participante do PIX. Essa conta pode ser uma conta corrente, uma conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

O PIX não está restrito a bancos. Outras instituições financeiras e instituições de pagamento (como algumas fintechs) podem ofertar PIX. Exemplo: Voltz, PicPay e Bradesco.

Basta selecionar Ler o QR Code, na opção de fazer um PIX, no aplicativo de sua instituição financeira ou de pagamento, em seguida fazer a leitura do QR Code com a câmera de seu smartphone.

Não. De acordo com o art. 132, §1º, do Código Civil, obrigações com vencimentos em dias não úteis tem seu vencimento postergado para o dia útil imediatamente posterior, independentemente do meio de pagamento utilizado.

Ao utilizar o QR Code (pela leitura ou pela opção “PIX Copia e Cola”), o app de sua instituição financeira ou de pagamento indica, na tela de confirmação da operação, as informações do recebedor. Confira se os dados coincidem com o da pessoa ou empresa a quem você deseja efetuar o pagamento. Caso os dados não coincidam, é importante que busque a informação correta com o destinatário, para que confirme os dados, efetue sua operação com sucesso e evite golpes ou pagamentos para o destinatário incorreto.

Não. A chave PIX é utilizada para fazer movimentações de transferências. Para pagamento via QR Code não há necessidade de chave, apenas selecionar a opção PIX no aplicativo ou site de seu banco ou fintech de sua preferência.

Basta fazer o download do aplicativo Cemig Atende nas lojas Android ou IOS, criar uma conta de acesso ou acessar utilizando uma conta existente. Depois de logado no aplicativo, o titular da conta de luz deve selecionar a instalação referente à conta paga durante o período da promoção, acessar a guia “Perfil” e no menu “Editar dados de contato” atualizar os dados de telefone e/ou e-mail.

Você pode enviar sua dúvida preenchendo o formulário no final desta página. Responderemos o mais rapidamente possível.

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